segunda-feira, 4 de maio de 2009

Cancro do Pulmão

Grande parte das formas de cancro do pulmão tem a sua origem nas células dos pulmões, no entanto, o cancro também pode propagar-se ao pulmão a partir de outras partes do organismo.

Neste tipo de cancr
o, a proliferação anormal é inicialmente pulmonar, com o tempo algumas dessas células podem chegar aos nódulos linfáticos, enquanto outras, através do sangue se espalham para outros órgãos nomeadamente o fígado, os ossos e o cérebro.
Cerca de 85% do cancro do pulmão no homem e 65% na mulher são causados pelo fumo do tabaco, este contém cerca de 4000 substâncias químicas e mais de 60 substâncias que provocam o cancro. Só na segunda metade do século XX 60 milhões de mortes à escala mundial foram causadas pelo tabaco.

Aproximadamente metade dos fumadores regulares morrerão na sequência
desse consumo.
Cientistas demonstraram que não-fumadores que vivem ou trabalham com fumadores têm um risco acrescido de cancro do pulmão. Nestes o tabaco reduz em média 15 anos de vida.

Tratamento
Cirurgia, Radioterapia e Quimioterapia são os tipos de tratamentos mais comuns. Cirurgia é realizada quando é provável que todo o tumor possa ser retirado. Com a radioterapia e a quimioterapia procura-se matar as células cancerosas evitando que elas se dividam e o tumor continue a crescer.

São três os tipos de Cirurgia mais comuns no cancro do pulmão: Segmentectomia, Lobectomia e a Pneumectomia. A escolha depende do tamanho do tumor, da sua localização, extensão e estado geral do doente.




A Radioterapia é um tratamento local com radiação emitida por uma máquina sobre a região afectada. Ocupa uns minutos diários, durante 5 dias por semana, por várias semanas e é indolor.



A Quimioterapia é um tratamento sistémico, isto é, os medicamentos injectados no sangue ou tomadas oralmente, atingem potencialmente todas as partes do corpo incluindo as áreas afectadas. É habitualmente administrada em ciclos de tratamento seguidos de um período de recuperação. A administração é feita no hospital.

Sem comentários:

Enviar um comentário