segunda-feira, 11 de maio de 2009

Cancro do Colo do Útero

O que é que provoca o cancro do colo do útero?
Ao contrário de muitos outros tumores malignos, o cancro do colo do útero é provocado por um vírus, denominado Papilomavírus Humano. O elo entre a infecção pelo Papilomavírus Humano e o cancro do colo do útero é muito mais estreito d
o que o elo entre o tabaco e o cancro do pulmão.
O Papilomavírus Humano é muito comum e facilmente transmissível. Qualquer actividade s
exual que envolva o contacto íntimo ou genital com uma pessoa infectada pode levar à transmissão do vírus. Não é necessária a penetração, e os preservativos não garantem protecção contra o Papilomavírus Humano.
Este vírus é referido com sendo ‘silencioso’, dado que os indivíduos infectados pelo Papilomavírus Humano não apresentam frequentemente sintomas e, por isso, o vírus pode ser transmitido sem que a pessoa infectada o saiba.

O que é o cancro do colo do útero?
O cancro do colo do útero localiza-se no cérvix – a zona inferior do útero que o liga à vagina. O vírus vive na pe
le e nas mucosas genitais tais como: vulva, vagina, colo do útero e pénis...

Este tipo cancro pode não apresentar sinais ou sintomas até atingir uma fase avançada. Embora não específicos, alguns sinais de cancro do colo do útero podem incluir:

» Hemorragia vaginal anormal
» Dor durante o acto sexual
» Corrimento vaginal anormal
» Dor na região pélvica

Como pode ser prevenido?
A vacinação contra o cancro do colo do útero como prevenção primária, em combinação com visitas regulares ao médico para fazer rastreio (teste de Papanicolaou) e poder detectar atempadamente qualquer alteração, maximizam a eficácia do programa de combate ao cancro do colo do útero.

Qual é o tratamento?
Não existe um tratamento que elimine o vírus por si. Só a remoção de tecido anormal pode realmente prevenir a evolução de células cancerosas e pré-cancerosas para cancro invasivo.
O cancro do colo do útero pode ser tratado através de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, isoladamente ou em combinação, dependendo da fase de evolução da doença.
O tratamento cirúrgico é invasivo, pode ser agressivo para a doente e pode resultar em infertilidade. A radioterapia e a quimioterapia podem causar efeitos secundários graves a longo prazo, tais como menopausa precoce, problemas a nível da bexiga e intestino, infertilidade e uma menor resistência à infecção.

Factos e números importantes
Apesar do rastreio para a detecção numa fase inicial, o cancro do colo do útero é a segunda maior causa de morte (a seguir
ao cancro da mama) entre mulheres jovens (idades compreendidas entre os 15 – 44), na Europa.
A vacina do cancro do colo do útero elimina os tipos de Papilomavírus Humanos que são a origem de 75% dos casos de cancro do colo do útero.
Estudos aplicando modelos matemáticos nos EUA demonstraram recentemente que a vacinação contra o cancro do colo do útero pode prevenir até 91% destes cancros cujos vírus são eliminados pela vacina.

Se tens 17 anos ou menos, vai ao teu Centro de Saúde e informa-te quando podes ser vacinada, no âmbito do Programa Nacional de Vacinação (PNV)

Se tens 18 anos ou mais, fala com o teu médico sobre a vacinação contra o Papilomavírus Humano e quando deves iniciar o rastreio regular

1 comentário:

  1. Olá:
    Hoje, dia Internacional da mullher, 2010, vou levar a imagem e linkar o blogue no meu post dedicado a este dia.
    Abraço
    Em@

    ResponderEliminar